quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Círculo em Movimento






Este é o meu novo projeto com a dança terapêutica. Esse formato já havia acontecendo em algumas aulas o ano passado. Mas esse ano ficou muito claro para mim como eu deveria trabalhar com o meu grupo de mulheres. Talvez, por ser uma ano regido pela Lua foi que senti a necessidade de explorar mais a fundo o feminino sagrado. Trabalhar com as mulheres sempre foi o foco dos meus trabalhos e cada vez mais vejo a necessidade de poder dançar a vida com todas as nossas faces femininas mais integradas, equilibradas e principalmente compreendidas, não pela razão mas sim pelos nossos sentimentos e por cada vivência individual. Digo isto, porque cada pessoa tem sua história podendo ser narrada de forma particularizada sem críticas e julgamentos. 
O círculo é o símbolo do feminino, nos lembra a Lua cheia, a Mãe Terra, o Sol, o Universo.
Toda vez que nos reunimos em círculo temos a sensação que ele não tem começo e nem fim, sentimos a união, a integração e a totalidade.
O círculo nos lembra o movimento, a roda que gira nos posicionando em diversos lugares.
O movimento é a vida! No corpo ele se expressa através da diversas amplitudes que os membros superiores e inferiores conseguem executar. Não temos a total compreensão dos movimentos que acontecem no interior de nosso organismo e em todos os sistemas que nos possibilitam manter nossa máquina humana em perfeita condição para estarmos vivos. 
Movimentar é dar vida, é ter a possibilidade de transformar qualquer energia física, mental, emocional ou espiritual em algo novo.
O tempo todo estamos em movimento, até mesmo quando dormimos o corpo descansa mas, o cérebro e outros sistemas continuam com suas atividades. Desta forma, podemos notar que  vida é movimento e o equilíbrio está dentro deste universo dinâmico. O equilíbrio não é algo estático e linear, ele se estabelece dentro de um dinamismo, nas oscilações e nas polaridades.
A ideia deste círculo é reunir um grupo fechado de mulheres para que juntas possamos trocar experiências, aglutinar sabedoria, ter um espaço para ouvir, falar, testemunhar, chorar, lamentar, sorrir e crescer por meio do apoio mútuo e compassivo.
Em círculo criamos algo extremamente importante para começar à estabelecer o contato com as outras pessoas: a segurança e a confiança nos membros pertecentes à ele.
A partir deste momento, o convite é aberto para podermos expressar-se através das palavras, do contato com o corpo por meio da dança, das artes e de ourtas terapias corporais.
Quando entramos em contato com nossa essência, com nosso Eu Superior ou com a centelha divina que habita em nós, dizemos que entramos em contato com o sagrado, e a partir daí surge a união do nosso corpo com o nosso espírito.

No circulo em movimento, todos os movimentos que ali estabelecidos nos levam a integrar, compreender, curar e a equilibrar o nosso corpo físico, mental, emocional e espiritual.
Entre nesta roda e sinta os seus prazerosos movimentos!
Abs,
Amanda

Maiores informações: 8152-0186 (Amanda)




2 comentários:

Daiane Ros disse...

PARABENS PELO TRABALHO,TENHO ENTRESSES EM APRENDER DANÇAS CIRCULARES PARA ENSINAR,PRECISO DE ORIENTAÇÕES.ERICKA REJ

Daiane Ros disse...

PARABENS PELO TRABALHO,TENHO ENTRESSES EM APRENDER DANÇAS CIRCULARES PARA ENSINAR,PRECISO DE ORIENTAÇÕES.ERICKA REJ