segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Elemento Terra e a dança

Somos um microcosmos dentro de um Macrocosmos, tudo o que acontece fora de nós, é um espelho que se passa dentro de nós também.

A Astrologia (estudo da influência dos Astros na Terra) explica que tal como a Terra, o Ser Humano também é constituído por quatro Elementos: Terra, Água, Ar e Fogo. A Terra e a Água são elementos Yin (femininos), o Ar e o Fogo são elementos Yang (masculinos).

O que significa elemento Yin?
É o Elemento mais introvertido, há um movimento mais para dentro. É fechado, suave, tímido, receptivo, feminino.

O que significa elemento Yang?
É o Elemento mais extrovertido. Expande, há movimento para fora, é activo e masculino.

Cada ser humano é constituído por estes quatro Elementos, que vão definir a sua personalidade consoante a predominância ou falta destes Elementos. 

Tanto o Homem como a Mulher carregam dentro estas energias (em maior ou menor intensidade), que podem ser observadas num mapa astrológico. Tudo o que chamamos de características (jeitos, tendências, manias), são na verdade, energias e, quando bem trabalhadas e conscientes, podem-nos ajudar a encontrar o tão desejado Equilíbrio.  

Como atingir o equilíbrio a nível interior?

O momento em que despertamos nossa consciência, podemos escolher procurar desenvolver a energia que nos falta, ou trabalhar a energia que temos em excesso, para atingirmos cada vez mais um maior Equilíbrio, maior bem-estar com o nosso Ser.  

Vamos dar continuidade falando mais do ELEMENTO TERRA. Numa outra oportunidade, falei mais enfaticamente dos outros elementos.


O Elemento Terra é Yin, é o mais pesado, corresponde corresponde a SENSAÇÃO, ou seja, o que pode ser captado através dos sentidos do nosso corpo. É a morada do Espírito, é o Templo da Alma. 

A idéia central deste elemento é desfrutar dos prazeres que o mundo físico proporciona. É a nossa realidade, o lado concreto e prático da vida, a busca de estabilidade e segurança, a determinação, a paciência, a produtividade, a eficiência e o senso de forma e proporção são características deste elemento.
 
Quais as características das personalidades com o Elemento Terra?

São pessoas práticas, lidam bem com os assuntos do Planeta Terra, são persistentes, fiéis, verdadeiras, organizadas, auto-disciplinadas, pacientes, construtoras, sabem tirar prazer do mundo físico, gostam de rotina, são responsáveis.

O excesso de terra  sinaliza uma grande preocupação com as coisas materiais e concretas, dificuldade de mudar, inflexibilidade, utilitarismo, dificuldade de lidar com pensamentos abstratos, conceitos e teorias, pois tudo tem uma conotação muito concreta. Pode gerar também excesso de rotina, possessividade, teimosia, avareza ou obsessão pelo trabalho.

O que ajuda as pessoas a serem mais equilibradas quando têm personalidades com muita Terra?

Ajuda variarem as suas atividades: não usar relógio, sair da ordem, experimentar coisas novas, comer alimentos que apanhem mais sol (fruta, cereais), re-lacionarem-se com personalidades de Fogo e Ar, sair da rotina de vez em quando, experimentarem dizer e fazer coisas que nunca pensaram fazer, arriscar mudar algo, porem-se à prova, frequentar grupos com princípios espirituais, e praticarem meditação activa. 

O vídeo que seleciono para ajudar as pessoas com muita terra é uma linda coreografia de duas bailarinas (Munira e Aysha Almée), minhas eternas professoras e inspiradoras deste post.

Manter os pés no chão, movimentos retos, disciplina, determinação e segurança - atributos do elemento terra. Porém, envolto de um dinamismo, saindo um pouco da ordem, usam movimentos os saltos do chão (Ar), experimentando algo novo e diferente. Os tremidos fortalecem o elemento fogo, trazendo prazer e mais entusiasmo numa coreografia onde podemos captar e absorver as sensações de um corpo vivo, desperto e prazeroso.  

Para aqueles buscam  harmonizar-se com o excesso do elemento Terra em seu interior. Apreciem!!!  

 


A falta de terra provoca dificuldade em lidar com o mundo material e concreto. A pessoa pode ser muito sonhadora mas pouco prática. A falta desse elemento pode ocasionar problemas para alcançar estabilidade, pois falta o “pé no chão”. Pode haver dificuldade de prover as necessidades físicas e de sobrevivência. Pense na terra: sólida, firme, consistente, a base. É a energia mais densa de todas, a mais suscetível à força da gravidade, a mais próxima do nutriente básico da vida material ( o chão).

O que ajuda as pessoas a serem mais equilibradas quando têm personalidades sem Terra?

Colocar objetivos na sua Vida com prazos, procurar estar com pessoas com personalidades com muita Terra, receber e dar massagens, comer mais alimentos que vêm da Terra (batata, cenoura, beterraba), andar descalço, fazer coisas com as mãos (massagens, jardinagem, trabalhos manuais), tomar conta do corpo e senti-lo (atividades como dança, ou atividades físicas e corporais), parar e apreciar a natureza, respirar fundo.

Aqui vai um outro vídeo que seleciono para a falta do elemento terra. De uma bailarina que admiro e me ensina muito: Ju Marconato

Para aqueles que sente a falta da terra, essa coreografia nos inspira, mais pé no chão, movimentos retos e secos distribuidos em todas as partes do corpo. Para isso, é necessário treino, prática, foco, determinação, disciplina, ordem. 

Mas tudo isso, por meio do prazer em sentir seu corpo vibrante em solo firme, com base absorvendo os nutrientes necessários para poder caminhar, saltar e curtir tudo o que há dentro do nosso templo sagrado.

Apreciem mais um pouco desta linda coreografia!




Amanhã, 20/08 terça feira, mais um encontro de Dança terapêutica em harmonia com o elemento TERRA dentro de nós...

Gostou e quer participar do nosso encontro! Agende este encontro pelo tel 98152-0186...

bjs 
Amanda








































Nenhum comentário:

Ocorreu um erro neste gadget