terça-feira, 13 de agosto de 2013

A energia dos elementos da natureza vibrando dentro de nós através da dança

Os elementos da natureza estão associados a emoções, tipo de personalidade, a estilos cognitivos, entre outros.

O equilíbrio dos elementos da natureza é sempre dinâmico e muda em maior ou menor grau em diferentes situações e condições. Pode ser dominante ou deficiente em cada pessoa.

Elemento TERRA
 
O elemento terra corresponde ao 1o. chakra. que corresponde às partes do corpo: pernas, pés, ossos, intestino grosso. Sua cor avermelhada, representa a ligação com a terra. Pode-se ser compreendida intuitivamente como pesada, sólida, segura.

Pode ser rica e fértil quando em harmonia com os outros elementos - quando há suficientemente calor (fogo), umidade (água) e boa qualidade de ar. 

Pode ser fria e intolerável quando não há bastante calor (falta de fogo), árida e escabrosa (pouca água), e chocha sem vida (pouco ar).

O Chakra raiz canaliza a energia da terra para os centros superiores e ao mesmo tempo ajuda a enraizar nossas energias espirituais mais elevadas no plano material

Quanto mais enraizados maiores às chances de realizarmos nossos sonhos, de nos tornarmos uma pessoa alegre e mais feliz.
Um dos princípios de enraizamento, segundo a terapia bioenergética é: 

"Parar de pensar e sentir o corpo"



Quando buscamos compreender as sensações físicas do corpo estamos mais próximos de harmonizar o elemento terra dentro de nós.

Assim, dizemos que estamos em contato com nós mesmos, cuidando com afeto do nosso ser e construindo alicerces firmes que possibilitem o desenvolvimento e aperfeiçoamento dos estados de energia superiores.

Quando estamos em harmonia com o elemento terra podemos criar também um base interior saudável, entrando em contato com os nossos sentimentos, sentindo ainda mais o nosso corpo e nos relacionando com os outros saudavelmente.

A respiração e o movimento consciente do corpo nos ajuda a tornarmos mais flexíveis sem tentar controlar o fluxo da vida. Somos capazes de tomarmos decisões sem apegos, fazendo mudanças necessárias e prazerosas.




Quando o elemento terra está equilibrado em nós, sentimo-nos mais estáveis, firmes e confiantes. Ficamos enraizados na experiência, sem sentirmos pesados ou aéreos demais. Não perdemos facilmente o equilíbrio e nem deixamos de estar em contato com que é importante. Somos responsáveis e firmes em nossos pés, pois aprendemos a cuidar de nós mesmos, a nos sustentar descobrindo através das sensações do nosso corpo físico às nossas necessidades. 

Amar e cuidar de nós mesmos é um atributo de quem está em harmonia com o elemento terra!

 A minha inspiração para o encontro de Dança Terapêutica desta semana é a bailarina Saida e o rítimo árabe baladi.
 
Baladi é um dos ritmos mais executados no Egito e no Líbano. Possui marcações fortes e retoma a cultura popular, as origens familiares e o significado da terra natal. A própira palavra baladi, traduzida, significa “minha terra”.
Dançar com os pés firmes no chão, sentindo o equilíbrio dos dois lados do corpo, deixando os quadris flexíveis e maleáveis, ao mesmo tempo que me sinto estável e confiante. Fluir no ritimo com a respiração livre e os movimentos conscientes. 


Apreciem esta dança e sintam a energia da terra dentro de você!





Quer participar dos encontros de Dança Terapêutica? Todas às terças feiras às 19:15h... Entre em contato com Amanda  - 98152-0186

Abs
Amanda

Nenhum comentário: