sexta-feira, 10 de julho de 2009

Dança do Ventre Terapêutica

É através do movimento das coisas que a história se faz; e foi através do movimento corporal que o homem primitivo começou a construir uma nova linguagem, a linguagem da dança; antes dele falar, escrever, ele dançou.

Acredita-se que, a dança provavelmente foi à primeira forma de expressão artística criada pelo homem, a fim de imitar os animais, vegetais e os elementos. Ela é a arte mais antiga praticada pelo homem, antes mesmo dele polir a pedra.

O homem primitivo dançava porque não sabia falar, a dança era uma ferramenta que lhe servia para expressar-se, comunicar-se com a sua tribo e também com os deuses e deusas.

Naquela época existiam os rituais sagrados que eram dançados para expressar as mais profundas emoções, honrar as divindades ligar-se ao sagrado e pedir aos Deuses a fertilidade da terra e do homem, o sol, a chuva e o vento para as colheitas.

A história da dança do ventre é tão antiga quanto a história do homem, ou melhor, da mulher. É a primeira dança feminina de que se tem registro.

Os movimentos de contração, ondulação e vibração foram desenvolvidos pelas mulheres em função de aliviar dores menstruais e preparar os músculos para a sustentação da gestação e o trabalho de parto, também como um culto à Grande Deusa (natureza) em prol da fertilidade - do ventre e da terra.

Através da música e da dança entramos em contato com a magia dos ritmos e dos movimentos corporais que nos dão a capacidade para harmonizarmos com estados superiores de nossa consciência.

A bailarina busca através do som o despertar de suas inquietudes internas, transformando-os em movimentos que integram ao seu auto-conhecimento e equilibram o seu corpo, sua mente e seu espírito.

A dança é uma arte, e independente do estilo, traz ao indivíduo, uma nova forma de ver a vida, mostra ao espectador o quê as palavras não são capazes de dizer mais sim o quê somos capaz de sentir. Através da dança expressamos os nossos sentimentos e as nossas emoções, na busca da harmonia e do nosso equilíbrio físico e mental.

Através dos meus estudos fiz a integração de diversas técnicas corporais e também energéticas para compor o meu trabalho de dança do ventre terapêutica. Ele tem como objetivo o equilíbrio de nossas emoções e sentimentos através dos movimentos da dança e a busca do bem estar físico e psíquico por meio do auto-conhecimento. Durante as aulas estudamos a origem da dança do ventre, os seus símbolos corporais, os 7 chackras e os cinco elementos da natureza correspondente a cada movimento, os ritmos e a música, a mitologia das deusas e por fim vivenciamos os movimentos deixando os sentimentos e emoções fluírem.

No fim de cada aula compartilhamos nossas experiências corporais, utilizamos diversos oráculos para receber mensagens e fazermos a auto-análise e através da aura-soma, de exercícios de respiração e meditação integramos nossos sentimentos por meio de uma limpeza energética.

Vivenciamos nos dias de hoje cada vez mais a energia masculina. As mulheres descobriram a força, a garra e o poder dentro de si, porém por vezes esquecem da sua essência feminina: a suavidade, a leveza e a feminilidade. A busca pelo feminino e o equilíbrio das energias masculinas é um ponto importante trabalhado na dança do ventre terapêutica.

Entendemos que nosso corpo é um templo sagrado e que dentro dele habita as respostas que precisamos para nossa expansão da consciência.

Experimentar a Dança do Ventre Terapêutica é buscar uma forma de contato com seu próprio corpo, ajudando a redescobrir o universo feminino escondido nas entranhas de cada mulher.


Amanda F. J. Pedroti

Prof ª Dança do Ventre Terapêutica
Fisioterapeuta e Terapeuta Corporal
Pesquisadora dos “Efeitos dos movimentos pélvicos da dança do ventre sobre a força do assoalho pélvico”

Nenhum comentário: