sexta-feira, 21 de junho de 2013

Olfato - Alguns Óleos essenciais e as emoções

Olá,

Os Óleos Essenciais nas nossas emoções tem sua ação no cérebro. Ao inalarmos um aroma, as moléculas aromáticas passam pela cavidade nasal onde células nervosas receptoras do bulbo olfativo enviam sinais eletroquímicos ao Sistema Límbico, causando liberação ou bloqueio de neurotransmissores específicos, interferindo assim nas nossas respostas emocionais: 
 
As mensagens olfativas são convertidas em ação, resultando na liberação da euforia, relaxamento, sedação ou estimulações eletroquímicas” (Price, 1990).

Na vivência com o Olfato essa semana, cada aluna escolheu de olhos vendados um óleo essencial e puderam sentir seu cheiro e deixar que as emoções, lembranças ou sentimentos pudessem aparecer de acordo com o aroma escolhido.

Falei um pouco de algumas essências escolhidas no grupo:



MANJERICÃO: Promove sentimento de autovalorização. Ajuda as pessoas tímidas, estimula a mente, focalizando-a num objetivo. Por seu efeito elevante, ajuda a superar a falta de confiança, indecisão e pensamentos negativos. Elimina a fadiga mental e aumenta a consciência. Acalma o desequilíbrio nervoso e ataques histéricos. Limpa a cabeça, dando a força e clareza para os pensamentos. Vivifica o espírito daqueles que necessitam de proteção. Bom para pessoas tensas e constantemente cansadas. Para pessoas solitárias. Seu aroma agradável e refrescante nos ajuda na revelação do caminho correto quando ansiamos por isto. Também atua em fortes emoções, dando-nos força quando estamos sofrendo por uma grande tristeza. Abre o coração e traz harmonia. O manjericão age como pacificador e integrador na família. Ele transmuta a nossa energia agressiva, transformando-a em vontade e força para brigar por coisas mais importantes como metas e ideais. Ajuda a brigar pela vida e pelas coisas que nós queremos.
O escalda-pés de Manjericão é ótimo para quem está agressivo, com raiva e prestes a explodir dá a sensação de alívio das cargas emocionais. Atua sobre as dores de origem nervosa, dificuldades sexuais e psicológicas, sempre que estejam relacionadas à sensação momentânea de incapacidade ou inadequação. 
Na Índia o manjericão é considerado uma planta sagrada que dá proteção espiritual e física. Alguns místicos usam este óleo para purificação, do seu próprio ser e do espaço, quando executam exorcismos.

LARANJA: De efeito sedativo no sistema nervoso central. Tem ação de libertar, estimular e ensinar. Sua maior qualidade é a de dissipar a depressão e trazer alegria para as nossas vidas. Estimula-nos quando estamos aborrecidos e nos torna flexíveis quando estamos egoístas. É um óleo maravilhoso para ser usado quando levamos tudo muito a sério e esquecemos de sorrir. Seu óleo regenera quando nos sentimos tensos, nervosos e retraídos. Transmite calor, alegria e refrescância. A laranja é impregnada com a energia da luz solar, traz inovação e regeneração. Abre o coração e traz vitalidade. Combate depressão, desesperança, medo, obsessão e tristeza.
 

Palmarosa: O óleo essencial de Palmarosa é conhecido entre os aromaterapeutas como óleo da “sensibilidade”. Isto porque, ele possui ação calmante e faz com que nossas atitudes perante a vida sejam mais suaves, mais sensíveis e amorosas.  A essência deste óleo desperta em nosso interior os valores nobres da vida como a gentileza, doçura, acolhimento, compaixão e companheirismo para tornarmos mais humanos uns com os outros. É ótimo para acalmar fortes emoções, elevar a auto-estima e superar mágoas. É muito benéfico em tratamentos de estresse, ansiedade e tensão nervosa. Ensina a agir com suavidade e flexibilidade. Levemente afrodisíaco proporciona melhor satisfação sexual para as pessoas muito tensas. A Palmarosa é uma gramínea originária da Índia e o óleo essencial é extraído da grama fresca ou seca, colhida antes de produzir flores.



Manjerona: Acalma a ansiedade; promove tranqüilidade para toda forma de agitação mental. Ajuda a emergir da mente o confronto que está retido na memória. Útil em casos onde o cansaço é alternado pela tensão ou é caracterizado pela ansiedade e insônia. Unifica o corpo físico com a mente consciente, na meditação. Acalma os nervos; é um "equilibrante" por natureza. Tem efeito sedativo sobre as emoções; atenua a tristeza pela perda ou separação; assim como a solidão. Oferece conforto emocional. Ajuda no despertar da intuição.  De acordo com o autor Joni Keim, manjerona, ajuda você a experimentar e integrar a tranquilidade que vem de cura emocional, especialmente de dor e perda.Nós experimentamos a perda de tantas maneiras em nossas vidas, um divórcio, mudanças sutís em amizades, nossos empregos, nossos filhos crescem, a morte de alguém próximo, até mesmo os nossos próprios níveis de energia à medida que envelhecemos. Manjerona pode ajudá-lo a mover-se através da experiência de sua dor e ajudá-lo a chegar ao outro lado. Aceitação. Paz. Se você sentir-se atraído por manjerona, você pode querer perguntar se você está sofrendo alguma coisa em sua vida. Se assim for, o que é e é hora de deixá-lo ir?

Bons Aromas, boa noite!
Amanda 

Nenhum comentário: