sexta-feira, 21 de junho de 2013

TATO - nosso próximo despertar


Olá Pessoal,

Convido vocês para a última vivência do Tema: Doce sensualidade - o despertar dos sentidos.

Terça feira, dia 25/06 trabalharemos o
despertar do TATO.



O órgão responsável por esse sentido é o maior órgão do corpo humano: a pele. Os mecanismos responsáveis pelo tato estão na segunda camada da pele, a derme. O tato é o primeiro sentido a se desenvolver no embrião humano. Na pele existem diversos tipos de receptores de estímulos táteis. São esses receptores que recebem e transmitem ao cérebro  a sensação de toque. Alguns desses receptores são terminações nervosas livres, que reagem a estímulos mecânicos, químicos e térmicos, sobretudo os dolorosos.
Muitas pesquisas comprovam que o toque é fundamental, principalmente para os bebês e para o seu completo desenvolvimento, chegando a ser mais importante que a própria comida.




O toque é muito mais importante que qualquer palavra. O toque enquadra-se na comunicação não verbal e estudos demostram que a linguagem não verbal, isto é, a linguagem do corpo constitui a parte mais importante na linguagem, de seguida o mais importante é a forma como se diz, como a entoação, o volume, a cadencia, só por último e consequentemente menos importante estão as palavras.




Estudos da psicologia social revelam que a comunicação é constituída 55% pelos sinais do corpo, 38% pelos sinais paralinguísticos e só 7% por palavras. Por isso muitas vezes um simples abraço ou um beijo pode significar mais de muitas palavras.



Venham para este encontro receber um super abraço!!!




Boa Noite,
Amanda


Nenhum comentário: